sábado, 14 de agosto de 2010

PAPA É FODA, MUITO FODA!

(Vita - Resting)


Noite sem lua. Acendi as luzes e esperei. Logo, ele saiu de sua casa, devagar, com preguiça. Dei-lhe um pedaço de maçã. Não parecia muito animado, mas gostou da fruta. Permaneci calado, não estava muito de conversa, não. Mas o Mike não resistiu:

- Só se fala na visita do Papa, hem... que saco!
- Pois é – respondi – o alemão vem aí para ver se consegue manter a igreja dele...
- Manter, só? – ironizou o Mike. Ele vem tentar reverter o prejuízo que os crentes têm dado à igreja... Até santo brasileiro ele inventou!
- Será que ele consegue? – perguntei, assim, meio só por perguntar.
- Vai ser difícil, mas acho que consegue, sim. Já reparou como a mídia, a grande mídia, só fala no cara? Todos os dias, há mais de três meses, eles martelam na cabeça das pessoas que o papa vem aí, que vai acontecer isso, que ele vai ficar não sei onde, que vai comer não sei o quê, enfim, um massacre... É muito poderoso o marketing desse povo. Escreve aí: vai ser difícil, a igreja vai ter de mudar, mas acho quevai vencer a guerra contra os crentes. As igrejas evangélicas são monocórdicas...
- Monocórdicas, Mike, de onde você tirou isso?
- Monocórdicas, sim – retrucou o Mike, sem se importar com meu riso de mofa. Elas têm um discurso muito rasteiro, de salvação, de pagar para se salvar, de tirar demônio das pessoas, não têm sofisticação teológica, não... Já a igreja romana tem mais de dois mil anos de prestidigitação, de enganação, de discurso... Veja: até a famigerada inquisição, que poderia ter acabado com ela, os papas conseguem transformar em algo que pode ser perdoado! E tem mais: o nazismo de Pio XII, as sacanagens dos padres pedófilos, tudo a igreja do alemão acaba abafando, com seus sermões, seus cânticos e sua pregação. Papa é foda, meu amigo, papa é poder acumulado de muitos séculos!

Confesso que minha paciência com a mídia, a martelar nossa cabeça o dia todo com a visita desse papa, já havia se esgotado há muito tempo. Então, só me restava concordar com o Mike e ir dormir. Não se pode fazer nada contra um papa. Papa é, mesmo, muito fodão!





(Nota: conversa ocorrida em maio de 2007, quando da visita do papa ao Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário